Visitas mediadas

Traga seus alunos para percorrer as trilhas do Museu de Artes e Ofícios. Percorrer as trilhas da história do trabalho no Brasil é o nosso convite. O professor pode escolher junto com os seus alunos diversas trilhas para se encontrarem como precioso acervo do SESI Museu de Artes e Ofícios. Todas elas apresentam de forma aprofundada alguns ofícios expostos, em um percurso de aproximadamente uma hora e meia. Veja as opções:

Foto por Daniel Mansur

Trilha afro-brasileira

Qual é a importância do trabalho e da cultura negra para o desenvolvimento da sociedade brasileira? Que contribuições intelectuais e culturais, relacionadas ao saber fazer dos negros, foram demandadas e incorporadas pela sociedade pré-industrial brasileira? Nesta trilha, longe de se almejar o esgotamento dessas questões, pretende-se enfatizar os diversos ofícios que se estabeleceram no período em questão, e que cuja mão de obra era predominantemente negra, escravizada ou não, delineando-se um panorama sobre sua centralidade no mundo do trabalho, suas técnicas aprimoradas por anos de experiência e prática, ressaltando as contribuições que ultrapassam a ideia da força bruta e do vigor físico.

Disciplinas que podem ser exploradas: história, geografia, sociologia, filosofia, língua portuguesa, artes.

Foto por Daniel Mansur

História do trabalho

O objetivo da trilha é incentivar os visitantes a conhecer a importância dos ofícios para a construção do Brasil e também elencar panoramas gerais do museu e sua função pública. Refletir através da mediação junto ao visitante: os gestos de trabalho, matérias primas utilizadas, habilidade, experiência, minúcias e emprego das mãos e ferramentas para execução do trabalho. Conhecer as similaridades e diferenças dos trabalhos antigos e com atualidade.

Foto por Daniel Mansur

Trilha pequenos caminhos

Como democratizar o acesso das crianças em sua primeira infância ao espaço museal? Podemos construir de forma lúdica, conhecimentos históricos, sociais, culturais, artísticos por meio da História das Artes e dos Ofícios. O objetivo da trilha é estimular o olhar das crianças ao espaço junto às famílias e também formar públicos interessados em museus, centros culturais, patrimônios, culturas, artes e educação.

Foto por Sebastião Jacinto

Trilha da energia - Espaço CEMIG SESI de eficiência energética

O que é energia? O que é eficiência energética? Venha brincar com os diversos significados desta palavra. Aqui o visitante irá conhecer as engenhocas que substituíam a força do homem antes da energia elétrica além de conhecer o novo espaço do SESI Museu de Artes e Ofícios o Espaço Cemig Sesi de Eficiência Energética. Depois deste passeio, o acionar do interruptor da luz será percebido de uma forma diferente. 

Disciplinas que podem ser exploradas: biologia, física, química, história, geografia.

Foto por Daniel Mansur

Trilha da indústria

Quer compreender a formação da indústria brasileira a partir de um processo de continuidades e transformações, tecnológica e social, ocorridas a partir da segunda metade do século XIX? Os trabalhadores de ofícios representados no SESI MAO têm influência direta como precursores desta indústria, além de proporcionar uma série de reflexões a respeito do processo de desenvolvimento industrial no Brasil, tendo como eixo de diálogo os objetos do acervo do acervo do museu. Estima-se compreender um pouco da história da indústria brasileira a partir do contexto dos ofícios do período pré-industrial, estabelecendo conexões entre os processos de produção, suas relações com a economia, relações de trabalho, dentre outros temas correlatos.

Foto por Daniel Mansur

Trilha mulheres e ofícios

Qual o lugar da mulher no mundo dos ofícios? Onde ela se encontra dentro do nosso acervo? Qual o papel do feminino no mundo do trabalho? Estas e outras questões são levantadas e debatidas neste percurso que busca trazer a tona a importância da mulher na construção dos ofícios.

Disciplinas que podem ser exploradas: história, geografia, filosofia, arte, sociologia.

Outra possibilidade é conhecer a Trilha História do Trabalho, percurso com duração de aproximadamente uma hora e meia, no qual os ofícios que compõem o acervo do MAO são apresentados.

É importante considerar que o SESI MAO conta com informações complementares em equipamentos multimídia e backligths. Ou seja, cabe ao educador propor o percurso que mais lhe interessa, assegurando-se de que outros encontros serão necessários para descobrir novas surpresas e encantos deste espaço, pois cada visita ao SESI MAO guarda grandes novidades. 

Venha vivenciar conosco a fascinante viagem através das Trilhas do SESI Museu de Artes e Ofícios.

O que o educativo oferece?

Escolha ao lado qual área de atuação você quer conhecer um pouco mais e veja tudo que o Museu de Artes e Ofícios SESI tem disponível para você mergulhar na história do trabalho.

 

Rolar para cima