Ações educativas

Aula de museu

Esta inciativa estende às ações educativas para além do Museu, apresentando a temática que o envolve diretamente em salas de aula para alunos e professores de instituições públicas e privadas de ensino. 

São realizadas visitas da equipe do Setor Educativo às escolas, nas quais o Museu é apresentado aos alunos através de objetos representativos dos ofícios que o compõem. Posteriormente, alunos e seus professores são recebidos no SESI MAO em visitas mediadas. 

O trabalho educativo se dá na interação entre os sujeitos envolvidos e o material explorado. Sociointeracionismo é o referencial teórico que possibilita o estabelecimento de vínculos significativos entre o conteúdo, o público e o educador do Museu. 

Com esta ação, pretende-se estreitar as relações entre o Museu e as escolas, sensibilizar novos públicos e estimular a visitação qualificada ao MAO. 

Desta forma, a visita ao Museu ganha maior vitalidade e o envolvimento de alunos e professores é potencializado de forma considerável. Observa-se ainda que as atividades desenvolvidas dentro das escolas são incrementadas a partir do projeto que conta com o material didático-pedagógico específico.

Formação de professores

O acervo do MAO possuiu uma ampla coleção que permite diversas possibilidades de interpretação a partir de sua exploração. Para que todo este potencial seja desenvolvido, foi criada a “Formação de Professores”, um momento de interação e diálogo entre professores e educadores interessados junto com a equipe do MAO. Nesta ocasião, são apresentadas as ações educativas promovidas pelo Setor Educativo e realizadas atividades reflexivas sobre o Museu, seguidas de uma visita técnica ao nosso acervo. Busca-se assim o aprimoramento destas propostas educativas através da constante interação entre professores, educadores e o Museu, estabelecendo uma parceria cada vez mais sólida. Concluindo esta atividade cada professor/educador recebe um certificado de participação.

0094.01_MAO_Site_Banner - Trem de Férias_108 0x1080

Trem de férias

O SESI MAO convida crianças, jovens e adultos a participarem de uma atividade lúdica e divertida por suas galerias e sua rua asfaltada nas férias de janeiro e julho.

Reformulado a cada edição, já contou com o Jogo da Estação, com contadores de histórias, temas relevantes e atuais, além de oficinas variadas e o nosso Mediador Mirim, atividade que abre a semana de férias.

Por meio desta atividade o público infanto-juvenil usufrui deste espaço privilegiado de conhecimento, informação e história. De maneira lúdica, interativa e prazerosa, o período das férias escolares ganha um novo colorido, rico e divertido, que favorece a apropriação do acervo por todos que o desfrutam.

Uailloween

O ambiente Museal habita o imaginário de todas as gerações, casos de assombração são comuns. Pensando nisso o Setor Educativo prepara uma vez ao ano uma atividade lúdica convidando a toda a comunidade a passar uma noite no Museu. Selecionamos lendas e “causos” de Minas Gerais e adaptamos ao nosso acervo, trazendo muita diversão e sustos aos nossos visitantes, que participam de um concurso de fantasias, ganham doces e se divertem no museu aberto a noite e todo enfeitado.

Trem da Folia

Os belorizontinos já tem a tradição do pré-carnaval na cidade e o Trem da Folia é uma ação cultural do SESI Museu de Artes e Ofícios. Abrimos as portas para toda comunidade carnavalesca; crianças, adultos, idosos celebram juntos de maneira consciente o ritmo e a alegria do carnaval.  

Contamos com parcerias com blocos tradicionais de Belo Horizonte que fazem no museu ensaios abertos chamando a atenção dos visitantes.

Trem Caipira

É a festa caipira clássica que busca proporcionar ao público do museu de forma lúdica a comemoração da cultura das plantações e das colheitas do país.  

Nada melhor que além de festejar, brincar e saborear os pratos típicos da época, os visitantes possam também conhecer as ferramentas que os trabalhadores usavam.  

O museu apresenta peças tombadas pelo patrimônio público e pode levar os visitantes a refletirem sobre os ofícios da terra, das energias, comércio, transformação e conservação dos alimentos, transporte, sobretudo, se apropriarem do espaço.

Feirinha colaborativa do SESI MAO

Esta iniciativa pretende fortalecer o micro empreendedor individual, incentivando a rede de experiência e negócios promovidas pelo comércio.  

E nada melhor que planejar uma feira que possa dar visibilidade aos empreendedores e estimular o comércio de BH e região. A feira é realizada nas dependências do prédio do SESI Museu de Artes e Ofícios, pois contamos com amplo espaço onde os produtos podem ser negociados entre vendedores e clientes visitantes do museu, atraindo público para o espaço.

O que o educativo oferece?

Escolha ao lado qual área de atuação você quer conhecer um pouco mais e veja tudo que o Museu de Artes e Ofícios SESI tem disponível para você mergulhar na história do trabalho.

 

Rolar para cima