Museu de Artes e Ofícios
Eventos deste organizador
Setembro
09Ago(Ago 9)19:0029Set(Set 29)17:00EXPOSIÇÃO PSICOPOMPO Artista Diu
detalhes do evento
Em sua inquietude, Diu provoca deslocamentos situados na esfera do Entre…Entre dimensões objetivas e subjetivas, entre a imagem e a narrativa, entre a dor
detalhes do evento
Em sua inquietude, Diu provoca deslocamentos situados na esfera do Entre…
Entre dimensões objetivas e subjetivas, entre a imagem e a narrativa, entre a dor e a paixão, entre o profano e o sagrado, um convite ao exercício mediador entre o que se sente e o que se vê. A produção pictórica de Diu revela um desejo de não deixar despercebido aquilo que dilacera, que corta, que morde, que saliva, de tudo o que chega com profundidade na carne, e também naalma. Entre paisagens oníricas habitadas por uma atmosfera nebulosa e de risco iminente, morte e vida são negociadas por personagens humanos, animalescos e até fantásticos. Corpos que devoram outros corpos, corpos em fuga, corpos latentes em estado de ameaça. Corpos atravessados pela urgência, na luta pela existência e cultivando a resistência como um modo possível de estar vivo.
Diu trata da carne como uma expressão do físico da mesma forma em que abre fendas para conexões para além daquilo que é terreno, a ligação com dimensões de outras possíveis existências é contemplada nas composições que traçam fluxos energéticos no transbordamento da tela.
Psicopompo é o título da exposição onde a artista partilha sua poética visceral com um conjunto de pinturas que criam ambiência transcendental pelo espaço. Em meio à natureza selvagem, a possibilidade de captura da presa ou de fuga do predador se configura como um contexto possível que compõe o diálogo proposto pela artista. Tal dicotomia guarda também provocações:
entre o opressor e o oprimido, por qual ponto de vista cada pessoa se reconhece na relação que estabelece com as obras da artista?
Daniele de Sá Alves
Belo Horizonte, 20 de julho de 2024
A exposição “PSICOPOMPO” de Diu investiga o arquétipo dos psicopompos, figuras mediadoras entre o físico e o espiritual. Inspirada pela vida selvagem e pela transitoriedade da existência, Diu reflete sobre a inevitabilidade da morte e a complexidade da condição humana em suas obras. Suas pinturas entrelaçam memórias pessoais e perspectivas sensoriais, convidando o espectador a refletir sobre os ciclos naturais e a ordem cósmica.
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO PSICOPOMPO Artista Diu
Abertura: 09 de agosto de 2024 | 19h às 22h
Visitação: 10/08 a 29/09 – terça a sexta de 11h às 17h – sábado de 09h às 17h
*Entrada até às 16h30
Local: Museu de Artes e Ofício – Endereço: Praça Rui Barbosa, 600 – Centro – BH / MG
ENTRADA GRATUITA
Mais
Tempo
Agosto 9 (Sexta-feira) 19:00 - Setembro 29 (Domingo) 17:00(GMT+00:00)
Localização
Museu de Artes e Ofícios
Praça Rui Barbosa, 600 - Centro
Organizador
09Ago(Ago 9)19:0029Set(Set 29)17:00EXPOSIÇÃO “Trezentos e dezoito quilômetros de mundo”
detalhes do evento
ARTISTABárbara Elizei CURADORIADyego Henrique Machado A exposição “Trezentos e dezoito quilômetros de mundo” é a confluência de
detalhes do evento
ARTISTA
Bárbara Elizei
CURADORIA
Dyego Henrique Machado
A exposição “Trezentos e dezoito quilômetros de mundo” é a confluência de trabalhos
concebidos de travessias e deslocamentos territoriais da artista Bárbara Elizei. Realizando um recorte cartográfico entre sua cidade natal, Varginha, e a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, sua produção ocorre na catalogação e reinvenção da paisagem do trajeto realizado na BR-381.
Através de seu desejo de registrar o mundo, a artista parte de imagens de rodovias compartilhadas no imaginário coletivo para tencionar os elementos que estão além do horizonte, nos provocando a pensar quais qualidades simbólicas percebidas no nosso campo visual nos constroem como corpos circulantes e modificam a maneira de observar o que nos cerca. A exposição apresenta o resultado de cartografias afetivas que refletem em sua materialidade as tecnologias de compreensão espacial, explorando, principalmente, a pintura como ferramenta sensível de conhecimento. As instalações sonoras e em vídeo ampliam a experiência sensorial, transcendendo o espaço-tempo do trajeto e possibilitando a construção de um diálogo entre territórios e pertencimento.
Através das obras de Bárbara Elizei compreendemos que ao observar a paisagem e nos inserir nela, algo é modificado do lado de dentro do peito. As mesmas têm o poder de despertar e construir memórias, cores, formas, texturas, cheiros e gostos; descobrindo suas histórias, percebemos a nossa conexão íntima com a terra. A terra, ela tem posse do nosso
destino, assim, ao compreender suas ramificações e ferramentas se torna mais possível encontrar um caminho para dentro de nós mesmos.
Bárbara Elizei é artista visual em formação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na habilitação de pintura e atualmente vive e trabalha em Belo Horizonte. Em seu percurso permeiam as exposições individuais “O RASGO” e “Imagens para o Futuro do Passado” em 2022. Participou das exposições coletivas “Rota de Fuga” (2019), “Luz ao Lado” (2022) e “Núcleo Nômade de Fotografia” na CâmeraSete (2024). Foi residente na Residência Artística LAB Cultural do BDMG (2022), Residência Núcleo Nômade de Fotografia na CâmeraSete (2024) e atualmente está em residência na Residência de Ateliê no Centro Cultural UFMG.
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO TREZENTOS E DEZOITO QUILOMETROS DE MUNDO Artista Bárbara Elizei
Abertura: 09 de agosto de 2024 | 19h às 22h
Horário: 19h às 22h
Visitação: 10/08 a 29/09 – terça a sexta de 11h às 17h – sábado de 09h às 17h
*Entrada até às 16h30
Local: Museu de Artes e Ofício – Endereço: Praça Rui Barbosa, 600 – Centro – BH / MG
ENTRADA GRATUITA
Mais
Tempo
Agosto 9 (Sexta-feira) 19:00 - Setembro 29 (Domingo) 17:00(GMT+00:00)
Localização
Museu de Artes e Ofícios
Praça Rui Barbosa, 600 - Centro
Outubro
05Out09:0016:0013ª Edição da Feirinha colaborativa do SESI MAO
detalhes do evento
A feira colaborativa é um evento educativo/cultural que visa estimular o comércio e divulgar as marcas dos empreendedores individuais, trazendo um novo espaço de venda
detalhes do evento
A feira colaborativa é um evento educativo/cultural que visa estimular o comércio e divulgar as marcas dos empreendedores individuais, trazendo um novo espaço de venda e socialização, além disso, captar público para o SESI MAO
Traga sua família para passar um dia no Museu e aproveitar nossa feirinha e surpresas.
Sábado, dia 05/10, de 9h às 16h.
Informações: (31) 9408-0192 (whatsapp) ou pelo e-mail: sesimao@fiemg.com.br
Atenção Feirantes! Faça sua inscrição e venha expor seus produtos.
Informações: (31) 9408-0192 (whatsapp) ou pelo e-mail: sesimao@fiemg.com.br
Mais
Tempo
(Sábado) 09:00 - 16:00(GMT+00:00)
Localização
Museu de Artes e Ofícios
Praça Rui Barbosa, 600 - Centro
detalhes do evento
Na 5ª edição do Uailloween, celebramos a importância da cultura popular que nos acompanha há tantas gerações, divulgando e festejando com todos os visitantes o
detalhes do evento
Na 5ª edição do Uailloween, celebramos a importância da cultura popular que nos acompanha há tantas gerações, divulgando e festejando com todos os visitantes o Dia das Bruxas. Por meio de lendas urbanas mineiras e alguns contos de terror relacionados ao acervo do SESI Museu de Artes e Ofícios, exploramos o imaginário dos visitantes. A antiga estação ferroviária, prédio onde fica o MAO, abriga mitos sobre os vagões e trilhos, proporcionando o cenário ideal para a fantasia e a imaginação.
Vamos ter brincadeiras, visitas mediadas e também um concurso de fantasias.
Data: 31/10 a partir das 19h
Mais
Tempo
(Quinta-feira) 19:00 - 21:00(GMT+00:00)
Localização
Museu de Artes e Ofícios
Praça Rui Barbosa, 600 - Centro